17 de mai de 2011

As principais dúvidas dos pais na hora de decidir pela educação bilíngue dos filhos


Quando se fala em bilinguismo infantil, muitas questões e dúvidas preocupam os pais. Meu filho vai conseguir aprender duas línguas ao mesmo tempo? Não vai haver atraso de aprendizagem na língua materna? A criança não vai confundir os idiomas? E as respostas para estas perguntas são bastante animadoras.

De acordo com Nancy de Fátima Silva, especialista em educação infantil e diretora há dois anos da Unidade de Brasília da Maple Bear (www.maplebear.com.br), a vantagem é maior para os pequenos de 0 a 10 anos de idade. “Nesse período, o cérebro está extremamente motivado e aberto a novas possibilidades de aprendizado”, comenta. Para Nancy, esse momento não acontecerá novamente na vida adulta, o que torna a infância a fase ideal para utilizar todo o potencial da educação. “A criança é curiosa, muito aberta às outras oportunidades. Além disso, adere com mais facilidade às novas propostas, potencializando a aprendizagem”, ressalta.

Outro efeito positivo é que, quando adultas, essas crianças terão mais facilidade para aprender uma terceira ou quarta língua estrangeira. “Em muitos países bilíngues, esse aprendizado acontece de maneira bastante natural. As crianças não têm barreiras para conversar com outras pessoas quando estão em outro país. A segunda língua vai ser sempre um facilitador”, conclui.

O que você acha de seu filho aprender inglês ainda na infância?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!