31 de mai de 2011

Bilinguismo abre as portas para novas culturas

Investir na educação bilíngue pode trazer oportunidades de relacionamento com a cultura de outros países. Ainda na infância, o bilinguismo ajuda a criança a se desenvolver melhor e mais rapidamente, em comparação com aquelas alfabetizadas em um único idioma.

Em sua tese de doutorado, a psicóloga Elizabete Villibor Flory cita que a necessidade de dominar diferentes idiomas é um fenômeno crescente em todo o mundo e fala de países como o Canadá, onde a diversidade linguística e cultural já é realidade. Elizabete defende que o aprendizado bilíngue oferece vantagens no nível profissional e, também, no pessoal. “O contato com outras culturas pode ampliar nossa forma de ver o mundo, proporcionando experiência de vida, cultura geral e possivelmente erudição”, escreve em seu trabalho intitulado “Influências do bilinguismo precoce sobre o desenvolvimento infantil” (acesse aqui).

Ana Paula Mustafá Mariutti, presidente da Organização das Escolas Bilíngues de São Paulo (OEBI), acredita que, pelo fato de as crianças não terem nenhuma barreira para o aprendizado, a aproximação com outras culturas se dá naturalmente. “Os costumes de outros países são apresentados, sempre com caráter lúdico. Por meio de brincadeiras e canções típicas (nursery rhymes), as crianças são expostas a elementos de países de língua inglesa diariamente, com gestos, mímicas e vocabulário próprio”, comenta Ana Paula, ao se referir ao ensino bilíngue Português-Inglês.

Ser alfabetizado em dois idiomas é ter acesso a duas literaturas, é abrir caminhos para diferentes tradições, ideias, modos de agir e pensar. “Em comparação com as outras crianças, as que são bilíngues com certeza têm acesso muito mais rápido às diferentes culturas e histórias de outros países. Tudo isso com a vantagem de também estarem aprendendo outra língua”, ressalta Ana Paula.

Você acha importante seu filho ter acesso a outras culturas desde pequeno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!