26 de mai de 2011

Vantagens da comunicação bilíngue

Ter um ensino de qualidade durante a infância garante, na maioria das vezes, uma base mais sólida para a fase adulta. Por isso, investir em educação neste período é importante para que a criança cresça com uma visão de mundo mais ampla e diferenciada.

Segundo Rozário Botelho, coordenadora pedagógica da unidade Maple Bear de Recife há cinco anos, as crianças bilíngues têm acesso a materiais que outras crianças dificilmente têm. “Hoje em dia, há muito material em inglês, inclusive para as crianças. Na internet, temos vídeos, textos e atividades em inglês para esse público”, comenta.

Com a capacidade de se comunicar ampliada, as crianças que aprendem inglês na infância enxergam o mundo de uma forma diferenciada. “Vejo o interesse que eles têm em aprender e interagir com as pessoas. Eles não se intimidam, falam de suas viagens, contam histórias e estabelecem, de fato, uma comunicação em outra língua”, explica Rozário.

Para a coordenadora, as crianças bilíngues adquirem uma diversidade de conhecimentos muito grande, que ultrapassa os limites da cultura local. Com isso, segundo ela, os pequenos têm acesso ao que os profissionais chamam de multiculturalismo. “Falando inglês, as crianças podem aprender sobre a história, além da literatura e o comportamento de outras nações. Elas têm referência do mundo tal como ele é”, finaliza.

Seus filhos já vivenciaram alguma experiência em que tiveram contato com o inglês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!