30 de jun de 2011

Pesquisa aponta porque bebês aprendem idiomas facilmente

A pesquisadora Patrícia Kuhl, professora de Ciências da Fala e Audição e co-diretora do Institute for Brain and Learning Sciences na Universidade de Washington (EUA), conduziu uma pesquisa com bebês para entender porque as crianças têm facilidade de aprender mais de um idioma ainda no primeiro ciclo de vida.
De acordo com a professora, o melhor aprendizado da linguagem acontece até os sete anos de idade. Ela considera os bebês e as crianças até essa idade como gênios. Depois disso, há um declínio sistemático de aprendizado da linguagem que se torna ainda mais crítico após o período da puberdade.
Um vídeo de sua apresentação durante a TEDxRainier, um evento mundial de novas ideias que acontece anualmente na Califórnia, mostra a teoria completa da pesquisadora e também indica como ela acredita que as crianças são capazes de avaliar os diferentes sons. Segundo ela, bebês são capazes de criar estatísticas mentais a partir do número de vezes que determinadas letras são pronunciadas. Estudando como os sons são aprendidos, os pesquisadores acreditam que as crianças absorvem um modelo de estatísticas de diferentes línguas e usam o que aprenderam em vários idiomas.
Patrícia diz ainda que crianças do mundo inteiro podem distinguir os sons, em todas as línguas, independentemente do país em que elas estejam. E isso muda, positivamente, o cérebro delas. No entanto, para que esse efeito seja sentido de maneira mais significativa, é preciso que uma pessoa - pai, mãe, professor - esteja falando diretamente com a criança, em vez de expor o bebê a áudio ou imagens pela televisão.
A pesquisadora fala ainda sobre experimentos de laboratório, de tomografias cerebrais, que mostram como crianças de seis meses de idade usam o raciocínio sofisticado para entender seu mundo e o que acontece em sua volta.
Vale a pena assistir ao vídeo. Está no YouTube, em inglês:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!