2 de jun de 2011

Segundo idioma faz crescer as oportunidades de trabalho

Preocupados com o futuro dos filhos, os pais sempre pensam na melhor escola para matriculá-los. Por isso, a escolha de uma boa educação é uma etapa importante que os pais têm a cumprir. O ensino bilíngue pode trazer para a criança muitos benefícios, tanto na vida social quanto na vida profissional.

Hoje em dia, o mercado de trabalho tem exigido o conhecimento de um segundo idioma. Por isso, a educação bilíngue é fundamental para que a criança cresça com a fluência necessária para ganhar espaço na vida profissional. Segundo a consultora de RH da Catho Online, Daniella Correa, é difícil encontrar um anúncio de emprego que não procure fluência ou conhecimento na língua inglesa. “O inglês é a língua oficial em encontros internacionais, é necessário para o profissional familiarizar-se com a tecnologia e compreender informações disponibilizadas na Internet”, ressalta.

Rosemeire de Jesus Lopes é mãe de duas alunas de escola bilíngue, em São Paulo, as gêmeas Paolla e Vitória, de quatro anos. Ela defende que o bilinguismo traz muitos resultados positivos no futuro da criança. “Além do idioma, elas também melhoraram a concentração e a desenvoltura. Acho que o esforço para se acostumar a uma nova língua também traz outros aspectos positivos, como uma melhor colocação profissional futuramente”, comenta.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Catho em 2009, quanto maior o nível do cargo, maior o conhecimento do idioma. Além disso, a porcentagem de profissionais com domínio na língua aumenta em multinacionais. Um exemplo é que 13,6% deles falam e escrevem corretamente, enquanto apenas 5,5% dos profissionais de empresas nacionais possuem essa qualificação.

Daniella acredita que investir no aprendizado desses idiomas certamente irá valorizar o currículo do profissional. “No caso de cargos mais gerenciais, o aprendizado do inglês pode garantir a participação no processo seletivo”, conclui.

Você sabe como o fato de falar inglês vai influenciar a performance do seu filho no mercado de trabalho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!