25 de jul de 2011

Utilizar idioma estrangeiro nas tarefas do dia a dia torna aprendizado mais prazeroso

Aprender o segundo idioma na escola e em seguida praticar o que aprendeu em casa, com a família, ajuda a criança a ganhar mais confiança na língua estrangeira. Para o bacharel em Letras, Natanael Lima, os pais devem incentivar os filhos, mas sem testá-los constantemente: “A criança precisa aprender com naturalidade e o momento precisa ser lúdico e prazeroso. Se for assim, com diversão, as crianças realmente aprendem. Elas são verdadeiras esponjas".

Natanael explica que os adultos aprendem por associação e comparação porque possuem ligações neurais mais “cristalizadas”. Por isso dependem de um parâmetro linguístico (português) para que o idioma estrangeiro seja compreendido e adquirido. No caso das crianças, as construções mentais são diferentes e adquiridas por um “filtro” com menos bloqueios.

Então, que tal criar situações fora da sala de aula para que o novo idioma possa fazer ainda mais sentido para a criança? Pais que já possuam um conhecimento da língua estrangeira têm várias alteranativas. Veja as dicas de Pedro Lazaro dos Santos, professor de inglês e mestre em Linguística Aplicada:

Refeições
A “brincadeira” pode começar durante as refeições. Alguém da família pode dizer os nomes dos alimentos e das bebidas na língua estrangeira. A criança poderá tocar, experimentar e saborear esses alimentos, identificando os nomes que possivelmente já aprendeu na escola. É uma oportunidade também de aprender novas palavras.

Trânsito
Está com seu filho no trânsito? Descreva cores, pessoas, roupas, veículos, placas de sinalização. Aliar o movimento das ruas com a conversa no idioma estrangeiro fará com que a criança memorize melhor as palavras ensinadas pelos pais.

Historinhas
Leia histórias na nova língua para seus filhos na hora de dormir. Eles possuem muitas ilustrações que despertam a atenção da criança, ajudando a compreender o significado da história.

Atividades Físicas
Faça atividades físicas com seu filho e vá dizendo os nomes das partes do corpo, dos exercícios que são feitos e dos objetos utilizados. Vivenciando o idioma, a criança aprenderá muito mais e se lembrará com mais facilidade, pois na mente dela o aprendizado estará ligado a um momento prazeroso.

Filmes e TV
Deixe a criança assistir a filmes e desenhos animados falados na língua estrangeira. Os desenhos, especialmente, chamam bastante atenção com suas músicas de fácil memorização que aumentam o vocabulário.

Álbum de família
Mostre as fotografias dos álbuns de família e, a cada foto, crie oportunidades para que as palavras relativas a esse universo como mother e son possam vir à tona. As crianças conseguirão fazer as relações de grau de parentesco entre os membros da família na língua estrangeira mais facilmente.

“Nada impede que os pais inventem jogos, brincadeiras e outras atividades na língua estrangeira para que tenham momentos prazerosos com seus filhos. Há muitos sites com ideias de como desenvolver a língua estrangeira em casa com as crianças”, ressalta Pedro.

E você, utiliza o aprendizado do seu filho na escola bilíngue como gancho para explorar o idioma com ele no dia a dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!