15 de dez de 2011

Atividades lúdicas reforçam habilidades intelectuais e físicas


Frequentar as aulas precisa ser, além de enriquecedor, uma experiência agradável para as crianças. Uma boa escola e, consequentemente, uma boa educação, deve proporcionar às crianças o reforço de suas habilidades intelectuais e físicas por meio de atividades lúdicas. 

“O brincar é muito importante para o desenvolvimento do aluno, pois brincando, a criança aprende e, ao mesmo tempo, trabalha a sua autoestima”, afirma Luciana Badra, coordenadora acadêmica da Maple Bear Canadian School Alto de Pinheiros, em São Paulo.

Ela explica que se as aulas fossem trabalhadas sem essa questão lúdica, a probabilidade de aparecerem desentendimentos e dificuldades entre os colegas seria maior. Como frequentar a escola deve ser uma experiência agradável para a criança, por meio de brincadeiras, ela reforça suas habilidades intelectuais e físicas, revigora a saúde emocional, desenvolve a criatividade e estimula habilidades de convivência com os colegas.

“Queremos valorizar a autoestima da criança e por meio das brincadeiras fica mais fácil trabalhar as individualidades”, revela. Ela diz que o lúdico é importante porque não evidencia diferenças no desempenho entre os alunos de uma mesma turma. “Brincando, as crianças se desenvolvem, cada uma no seu tempo”, afirma.

Luciana comenta que há 15 anos o foco dos pais que procuravam por uma escola bilíngue para seus filhos era unicamente aprender o segundo idioma. “Hoje sabemos que o objetivo deles vai muito além, já que a língua não é o fim, mas sim o meio”, fala. 

A coordenadora conta que dentro da metodologia canadense existe a imersão no inglês, mas o idioma é um meio de desenvolvimento da criança em todas as áreas. Desta forma, os alunos aprendem melhor porque isso acontece por meio do brincar e a língua é o facilitador desse processo.

“O grande diferencial da metodologia Maple Bear é justamente essa questão de que o desenvolvimento se dá por meio das atividades lúdicas”, afirma Luciana. Ela cita como exemplo as tarefas desenvolvidas na escola que envolvem jogos, música, pincel e tinta, massa plástica e materiais diferentes. “A variedade proporciona a ludicidade”, diz.

Com as práticas adotas pelas escolas da Maple Bear, todos os estudantes saem ganhando. Por ter uma base na experiência bilíngue e em consagradas atividades de ensino, o Canadá é considerado um dos melhores do mundo em educação.

Na Maple Bear Canadian School a criança é encorajada a explorar e aprender de forma prática através das descobertas individuais e da troca de experiências em grupo. A criatividade e expressão são incentivadas a todo o momento.

Para melhor aproveitamento das atividades lúdicas, as salas de aula são amplas, repletas de materiais e jogos, e contam com diferentes centros de atividades: artes, escrita, construção e jogos, faz de conta, areia e água, biblioteca, multimídia, matemática, música e ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!