26 de dez de 2011

Atividades nas férias reforçam aprendizado

As férias de fim de ano parecem ter sido feitas sob medida para a criançada. Brincadeiras, passeios e viagens quebram a rotina enfrentada durante todo o ano letivo. Mas, você sabia que mesmo durante o descanso é possível aprender (e reforçar) o que foi ensinado nas aulas bilíngues?

Para conseguir essa façanha não é necessário recorrer a nada muito elaborado, segundo explica Renata Podalka, coordenadora de educação infantil do colégio Santa Amália, certificado pela Maple Bear em São Paulo. Ela diz que uma simples alteração feita a partir do controle remoto da televisão pode apresentar resultados satisfatórios. “A criança que assiste a desenhos na televisão pode assisti-los em inglês. Com isso, ela treina os ouvidos, exercita sua capacidade de compreensão e reforça o que foi ensinado durante as aulas”, ensina.

Outra dica é fazer viagens pelo mundo da música, optando por canções que utilizam o segundo idioma da criança. “Considerando que boa parte dos pais que têm seus filhos matriculados em uma escola bilíngue não domina o inglês, ouvir músicas que envolvem o universo das crianças em sua segunda língua é muito benéfico”, garante Renata.

Camila Rivetti, coordenadora da escola Fernão Gaivota, também certificada pela Maple Bear, em São Paulo, avalia que livros em inglês são uma boa dica para as férias. “A criança pode ver a possibilidade de levar livros da própria escola para ler em casa. Com isso, além de treinar a leitura do idioma, é possível compartilhar as histórias com os pais e amigos e, com isso, exercitar a fala”, comenta.

Mas Camila considera que, mais importante do que frisar aquilo que foi aprendido nos semestres anteriores é descansar. “O desenvolvimento está interligado a diversas áreas do corpo e a pausa no fim do ano é fundamental”, afirma.

Ela diz que o mundo globalizado de hoje permite o treino da língua inglesa sem necessariamente desenvolver alguma atividade que tenha esse objetivo. “Atualmente, o contato com o idioma acontece de maneira natural. Basta ligar o rádio ou a televisão e lá estará a outra língua. A criança nota isso”, garante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!