2 de jan de 2012

Alunos de escola bilíngue também precisam provar a proficiência no segundo idioma

Crianças que estudam em escolas bilíngues certamente têm domínio do segundo idioma quando adultos. Mas, mesmo assim, em alguns casos é necessário ter documentos que comprovem a proficiência em uma segunda língua.


Marcelo Francisco, professor de inglês, conta que os testes que comprovam o conhecimento do idioma são requisitados quando a pessoa decide fazer um curso como mestrado ou doutorado no exterior ou quando quer dar aulas. E a criança bilíngue, apesar de cumprir com todos os requisitos, não escapa das burocracias exigidas.

Para provar o domínio do idioma


Os testes, em sua maioria, incluem exercícios de escrita, compreensão auditiva, leitura, fala e capacidade de estruturar frases. Francisco afirma que as provas geralmente são longas e complexas. Mas, para quem é bilíngue, isso não deve ser motivo de preocupação. “Os testes são rigorosos porque servem para identificar quem realmente domina o idioma. Mas, se a pessoa teve contato intenso com a língua, certamente tirará de letra”, afirma o professor.


Já aqueles que não estiverem seguros de que se sairão bem nos testes, a melhor alternativa é procurar cursinhos preparatórios. Francisco diz que os testes são aplicados mais de uma vez ao ano e que, se o candidato não passar na primeira vez, pode ser feito quantas vezes for necessário. “Não é um bicho de sete cabeças e há diferentes formas de preparar-se. Mas repito: a pessoa que estudou em escola bilíngue não deve preocupar-se, porque é bem provável que não precise fazer cursinhos ou treinar muito. Basta fazer a prova com o conhecimento que tem”, explica.

Existe mais de um tipo de teste de proficiência no idioma inglês, além de provas que valem para outros idiomas específicos. Descubra, no próximo post, quais são eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!