16 de fev de 2012

Bons professores são essenciais para aprendizagem de sucesso

Em qualquer ambiente de ensino, a figura do professor é fundamental e importantíssima. E características como didática, profundo conhecimento e boa formação podem fazer toda a diferença no aprendizado do aluno.

Leila Camargo, psicopedagoga, diz que um bom educador pode mudar a vida de uma criança e influenciá-la para o resto da vida. “O professor, além de ensinar, está no dia a dia dos alunos. É como se fosse um segundo pai ou uma segunda mãe, podendo servir de exemplo e funcionando como um conselheiro para temas cotidianos da vida”, afirma.

Para ela, é muito importante que as escolas observem, na hora da escolha do profissional, a afinidade que esta pessoa tem com crianças, o que a motivou a seguir a profissão, quais os objetivos que pretende alcançar na carreira e que impacto deseja ter na vida dos pequenos.

Porém, tão essencial quanto todas estas características, Leila aponta a didática como fator fundamental. “Existem inúmeros profissionais no mercado que apresentam uma excelente vida acadêmica e até carregam o título de especialista. Ter muito conhecimento é um requisito que não pode faltar, mas o professor também precisa passar o conteúdo de maneira que os alunos tenham, de fato, interesse em aprender. Aquele que consegue despertar a sede de conhecimento no aluno pode ser considerado um profissional perfeito, em qualquer que seja a matéria”, conta Leila.

Formação bilíngue
No caso de escolas bilíngues, a escolha deste profissional é ainda mais complexa. O professor, além de atender a todos os requisitos mencionados acima, deve ter fluência e certificação no segundo idioma oferecido pela instituição de ensino.

Cintia Sant’Anna, coordenadora de treinamentos acadêmicos da Maple Bear, conta que matérias como história, geografia e português não exigem um professor bilíngue. Mas, ciência e matemática, que são ministradas em inglês, requerem educadores polivalentes.

Na maioria dos casos, explica Cintia, as escolas exigem profissionais com graduação em pedagogia e certificado de proficiência na língua inglesa. E, para dar aulas para crianças a partir do sexto ano, é necessário que o educador seja especialista na matéria que irá lecionar.

A metodologia também é muito importante. “A Maple Bear, em especial, busca pessoas que estejam familiarizadas com metodologias de ensino mais avançadas. Afinal, buscamos desenvolver autonomia nas crianças para que elas possam aprender com mais eficácia e o professor é parte fundamental deste processo”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!