20 de fev de 2012

Os dez países mais educados do mundo

No fim de janeiro deste ano, a página de finanças do site americano Yahoo publicou matéria baseada no relatório intitulado “Education at a Glance 2011” – que tem como objetivo fazer com que os países enxerguem seu desempenho educacional por meio de comparações com outras nações – divulgado pela Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD).

De acordo com o estudo, as taxas de graduação em países desenvolvidos aumentaram cerca de 200% nos últimos 50 anos. Porém, também foi constatado que este aumento não ocorreu de maneira uniforme e alguns países apresentaram números mais elevados que outros.

Baseada nestas informações, a 24/7 Wall St. – empresa americana de análise financeira – ranqueou os 10 países desenvolvidos com a população mais instruída. No ranking, o Canadá aparece em primeiro lugar, com 50% da população adulta completando o ensino superior. De acordo com a publicação, a cada ano, a despesa pública e privada com educação chega a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país (a quarta maior taxa no mundo) – sendo que 41% dos gastos são utilizados para investimento na educação superior.

Em segundo lugar na lista ficou Israel, em terceiro o Japão, seguido pelos Estados Unidos, Nova Zelândia, Coreia do Sul, Noruega, Reino Unido, Austrália e Finlândia.

A matéria afirma ainda que aqueles que apresentaram cidadãos com alto nível de educação também são alguns dos países mais ricos do mundo e, de acordo com a publicação, todos eles investem agressivamente em educação, fazendo com que uma parcela significativa de seus cidadãos chegue à universidade.

O texto, na íntegra, pode ser conferido no link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!