05/03/2012

O que é estrangeirismo?

“Fui ao shopping center comprar um mouse para meu PC”. Quem lê esta frase pode nem perceber, mas o uso do estrangeirismo imperou nesta única sentença. O próprio conceito parece estranho, mas, na verdade, é bastante simples. Como explica Ana Cristina Canavarros Caldart, coordenadora pedagógica de um centro de idiomas, estrangeirismo é quando palavras oriundas de outra língua, que não a materna, passam a fazer parte do cotidiano de um povo, como as palavras shopping center, mouse e PC (de Personal Computer) na frase citada.

As palavras estrangeiras que se tornam parte do dia a dia dos brasileiros podem ou não passar por um “aportuguesamento”, ou seja, a grafia e a pronúncia da palavra podem ser adaptadas para o português. “Por exemplo, a palavra abajur vem do francês abat-jour, enquanto que a palavra mouse vem do inglês mouse, com a mesma grafia”, diz a coordenadora.

Exemplos não faltam para o tema: brother, jeans, freezer, site, suéter, sutiã etc. Ana Cristina explica que todas estas palavras são introduzidas em nosso idioma por diversos motivos, sejam eles fatores históricos, socioculturais e políticos, modismos ou avanços tecnológicos. “O uso de termos na língua inglesa acontece por causa da forte influência da cultura norte-americana na vida dos brasileiros. Usar esses termos é sinal de ‘status’ cultural”, acredita.

Mas, no aprendizado bilíngue, essa semelhança entre as palavras de dois idiomas não interfere e, muito menos, confunde a criança. “Acho que até ajuda em alguns processos, uma vez que estes termos são introduzidos no cotidiano dos falantes de língua portuguesa”, ressalta. Para Ana Cristina, em geral as pessoas estão tão acostumadas com a presença de estrangeirismos na língua que, muitas vezes, desconhecem que uma série de palavras tem sua origem em outros idiomas.

No próximo post, você verá, inclusive, que, no que diz respeito à educação bilíngue, o estrangeirismo pode ser até benéfico.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Jean. Tudo bem?

      Obrigada por sua participação em nosso blog. Que bom que você gostou do post!


      Se tiver algum tema interessante que gostaria de ver publicado aqui, mande-nos sua sugestão.

      Abraços,
      Equipe Blog Ensino Bilíngue

      Excluir
  2. parabens e se vcs permitirem vou usar essa frase no meu trablho Fui ao shopping center comprar um mouse para meu PC ok?

    ResponderExcluir

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!