23 de mai de 2012

Intercâmbio para estudantes de escola bilíngue

O intercâmbio cultural já virou uma prática comum entre os jovens que têm como objetivo a imersão total em um país de cultura e idioma diferentes. Na maioria dos casos, os jovens procuram países de língua inglesa.
A pedagoga Maria Clara Valentim afirma que a escolha pelo inglês deve-se ao fato de que dominar este segundo idioma é muito importante para o currículo de quem, em pouco tempo, entrará no mercado de trabalho. “Hoje as empresas já não se contentam apenas com diplomas de escolas de inglês. O candidato a uma vaga deve ter a fluência no idioma, tanto na escrita quanto na fala”, explica.
Mas e quanto aos jovens que estudaram em escolas bilíngues? Neste caso, afirma Maria Clara, o intercâmbio ainda é válido, mas não se faz tão necessário. A pedagoga diz que uma pessoa que tenha passado boa parte de sua infância na imersão bilíngue, teoricamente, domina tão bem o idioma quanto aqueles que optam pela experiência no exterior.

Experiência
Para ela, porém, uma temporada fora do país não aperfeiçoa apenas o idioma dos jovens. “Ao fazer intercâmbio, o jovem aprende a ser dono do próprio nariz, a arcar com responsabilidades e a enfrentar, sozinho, uma cultura diferente da sua”, ressalta.
A pedagoga aconselha àqueles que já dominam um segundo idioma a fazer intercâmbio em um país que ofereça uma terceira língua. Maria Clara diz que se um jovem brasileiro com fluência na língua inglesa, por exemplo, optar por viajar à França, adquirirá a bagagem cultural e a maturidade própria deste tipo de experiência, além de entrar em contato com um terceiro idioma.  
“A dica é aproveitar a experiência para adicionar conhecimentos que serão importantes no futuro. Intercâmbio não é só sinônimo de inglês. O aluno bilíngue tem a vantagem de passar pela mesma experiência dos outros jovens e ainda voltar com um diferencial na bagagem”, afirma Maria Clara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!