25 de jun de 2012

Crianças bilíngues se alfabetizam mais facilmente


Pesquisa da Universidade de York, de Toronto, no Canadá, mostrou que as crianças bilíngues desenvolvem habilidades cognitivas mais rapidamente do que aquelas alfabetizadas somente em uma língua. A aquisição de vocabulário ocorre em um ritmo mais lento, mas a compreensão da estrutura da linguagem é mais profunda e até a capacidade de concentração é maior.
O estudo, publicado na revista Child Development, comparou o desenvolvimento cognitivo verbal e não-verbal de 100 crianças de seis anos, monolíngues em inglês e bilíngues em Inglês-Chinês, Francês-Inglês e Espanhol-Inglês. No artigo, a co-autora e Professora-Investigadora Emérita do Departamento de Psicologia  de York, Ellen Bialysto afirma que a pesquisa mostra que não importa qual a outra língua escolhida - todas as crianças bilíngues têm vantagem sobre as monolíngues em termos de controle cognitivo não-verbal. 

Em termos de aquisição da linguagem, no entanto, o estudo mostra que alguns tipos de bilinguismo - particularmente quando as línguas são semelhantes em origem - podem ter pequenas vantagens em detrimento de outros. Por exemplo, os bilíngues em Inglês-Espanhol tiveram um desempenho melhor que os bilíngues em Inglês-Chinês e os monolíngues em testes de conhecimento fonológico em inglês.
A investigadora já havia provado em estudos anteriores outras vantagens do bilinguismo, como o atraso no aparecimento de sintomas de demência. Os benefícios do bilinguismo são evidentes em todas as fases da vida, desde a infância até a terceira idade. Ellen acredita conclui que, se as crianças estão em uma posição de aprender e falar outra língua, os pais devem definitivamente fazer de tudo para incentivar isso.

O link com a matéria completa publicada na revista Child Development é o http://news.yorku.ca/2012/02/08/bilingual-children-gain-better-focus-literacy-skills-york-u-study/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!