21 de jun de 2012

A fonética e seu papel em nossas vidas

Muita gente sente arrepio quando escuta essa palavra e logo se lembra daqueles símbolos estranhos que aparecem ao lado dos verbetes no dicionário. Mal sabem que a fonética está bem mais presente em suas vidas do que imaginam.  “Todo mundo faz observações sobre sotaques e dialetos. Só não tem uma noção formal”, explica Daniela Oliveira Guimarães, que faz pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais e trabalha com linguística, alfabetização e aquisição de escrita pelas crianças.

A fonética nada mais é que o estudo dos sons da fala e pode ser um grande aliado no ensino da língua portuguesa e de um segundo idioma. “Ao ter um conhecimento de fonética, lidamos melhor com a língua, pois sabermos como se pronuncia um som da forma correta, identificarmos significados diferentes ao trocar um som por outro e ela também facilita a alfabetização”, destaca Daniela.

Aprendizado
Os especialistas concordam: não há fórmula mágica para aprender fonemas. “Algumas pessoas possuem o que chamamos de ‘ouvido musical’, o que as ajuda a ouvir e reproduzir os sons corretamente sem o auxilio da fonética, mas isso, infelizmente, é um ‘dom’ que apenas poucas pessoas possuem”, afirma Patrícia Moreira Molnar Silva, especializada em Língua Inglesa pelo Centro Universitário Ibero-Americano. 

As crianças têm uma percepção fonética muito apurada e, por isso, é importante aproveitar a sensibilidade da primeira infância e explorar o quanto antes essa consciência dos diferentes sons. “Após o fechamento das ‘janelas’ do tirocínio, que se dá em torno dos sete anos de idade, o aprendizado dos sons não se dá de maneira tão fácil e natural”, explica Patrícia. 

Músicas, rimas e poemas tornam o aprendizado dos diferentes sons mais lúdico e divertido. Para a diretora pedagógica da Maple Bear Jundiaí, Marizilda Martins, o ensino da fonética também pode ser associado a um contexto, aproximando-o da realidade do aluno. “Um bom exemplo é a palavra chocolate, que tem fonemas difíceis, mas que tem um significado importante para as crianças”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!