18 de jul de 2012

Bilinguismo: consequências para a mente e o cérebro

Pesquisadores do Departamento de Psicologia da Universidade de York e da Universidade de Toronto (Canadá) apresentaram estudos recentes que demonstram que o cérebro das pessoas bilíngues estão mais protegidos do declínio cognitivo e podem retardar o aparecimento de doenças degenerativas.

O estudo “Bilinguismo: consequências para a mente e o cérebro”, publicado na revista médica “Trends in Cognitive Sciences”, indica que o cérebro de pessoas fluentes em dois idiomas é menos suscetível a doenças como o Alzheimer. Eles apontaram que o bilinguismo teria um efeito leve entre os adultos, mas um impacto maior na velhice, um conceito conhecido como “reserva cognitiva”.

No estudo, os cientistas utilizaram métodos comportamentais e de neuroimagem para examinar os efeitos do bilinguismo sobre a cognição na vida adulta e explorar os mecanismos possíveis para esses efeitos.

Eles acreditam que o uso de duas línguas estimula regiões do cérebro que são básicas para a atenção geral e o controle cognitivo. Por ter que administrar duas línguas simultaneamente, o sistema de controle executivo do cérebro, que é o que facilita a concentração, é executado de forma contínua para evitar conflitos entre as línguas.

A reserva cognitiva é uma área de pesquisa fundamental no contexto de envelhecimento da população. E a possibilidade de que o bilinguismo contribua para a reserva cognitiva é, portanto, de importância crescente para todos os países.

2 comentários:

  1. Eu falo 5 linguas, entendo 7. Posso dizer que as vezes pode ficar bem confuso! Ja tentaram conversar com muitas pessoas no mesmo tempo que estavam falando em 4 ou 5 linguas diferentes? Ja experimentei isso, voce sai disso com um dor de cabeça!

    ResponderExcluir
  2. Olá Concordia Institute, muito obrigado pela sua participação!

    Falar muitas línguas diferentes realmente é um excelente exercício para nossa mente.

    Você pode nos contar um pouco mais de suas experiências em nossa página do facebook acessando www.facebook.com/EnsinoBilingue

    Cordialmente,
    Equipe Blog Ensino Bilíngue

    ResponderExcluir

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!