20 de jul de 2012

Bolsas de estudo no exterior e a proficiência no segundo idioma

O governo federal brasileiro tem implementado medidas para incentivar alunos brasileiros a estudar no exterior. O programa Ciência sem Fronteiras, por exemplo, tem o objetivo de conceder mais de 100 mil bolsas de estudo em vários países até 2014. O acordo bilateral inclui cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado.

Para concorrer a uma dessas bolsas no exterior, o interessado deve comprovar a proficiência no idioma do país de destino, já que o financiamento não inclui aulas de línguas.

Roberto Nunes, professor do departamento de Licenciatura em Ciências da Universidade de São Paulo (USP), afirma que algumas tentativas de ganhar uma bolsa esbarram na falta do segundo idioma, que pode limitar o intercâmbio estudantil em outros países. Ele afirma que mesmo alunos com muito potencial, mas que não têm domínio de idiomas como inglês ou espanhol, ficam de fora dos beneficiados. “Aí fica inviável tentar ganhar a bolsa”, diz.

O professor conta que muitas universidades brasileiras já têm parcerias com instituições estrangeiras e enviam alunos para países como Canadá, Estados Unidos, Portugal e Espanha para fazer mestrado e doutorado sanduíche – cursos em que o estudante faz parte de sua tese no exterior.

Nunes ressalta que a troca de conhecimento entre os países é de extrema importância para aprimorar o ensino brasileiro e o aprendizado dos estudantes. “O aluno que passa um tempo estudando no exterior volta com uma bagagem repleta de novos conhecimentos e visão mais ampla sobre o mundo e sobre o assunto estudado, podendo trazer até novas soluções ou inovações a serem implantadas no ensino brasileiro”, diz.

2 comentários:

  1. Falar linguas estrangeiras sempre vai fazer uma grande diferença no seu Curriculo! Por isso, viajar é a melhor opção!

    ResponderExcluir
  2. Olá Concordia Institute!

    Agradecemos muito o seu comentário. Fazer intercâmbio é uma ótima prática para desenvolver o segundo idioma.

    Contudo, você conhece o método canadense de ensino bilíngue? A Maple Bear, oferece o melhor do ensino infantil e fundamental onde crianças desenvolvem o bilinguismo desde pequenas.

    Para maiores informações acesse www.maplebear.com.br

    Cordialmente,
    Equipe Blog Ensino Bilíngue

    ResponderExcluir

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!