26 de jul de 2012

Crianças bilíngues são mais espertas

Já sabemos que falar dois idiomas ao mesmo tempo, traz inúmeros benefícios para a vida de uma criança. Porém, além de ter a habilidade de se virar em qualquer lugar do mundo ou conseguir melhores empregos, os bilíngues são, comprovadamente, mais espertos.

É o que informa uma matéria do jornal americano The New York Times. O jornalista Gray Matter juntou pesquisas de cientistas, pesquisadores e educadores que comprovaram, recentemente, que pessoas bilíngues são mais hábeis.

As pesquisas mostram que no cérebro de um bilíngue ambos os sistemas de linguagem estão ativos mesmo quando ele está usando apenas um dos idiomas. Assim, o bilíngue é obrigado a forçar o cérebro para resolver conflitos internos – para não falar a primeira língua quando está se comunicando na segunda –, treinando a mente e fortalecendo seus músculos cognitivos.
Quem fala dois idiomas consegue adaptar-se a diferentes situações e resolver com mais facilidade os dilemas do dia a dia. A experiência bilíngue também parece influenciar o cérebro desde a infância até a velhice. Depois dessa, ninguém mais vai duvidar do poder da linguagem.

Confira a matéria na íntegra e as pesquisas da Universidade Pompeu Fabra (Espanha), Escola Internacional de Estudos Avançados em Triste (Itália) e Universidade da Califórnia (Estados Unidos) no link: http://goo.gl/puciD

4 comentários:

  1. Só comprovaram cientificamente o que nossas crianças nos mostram todos os dias!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Maria João!

    Obrigada pelo seu comentário! Bom saber que você pode comprovar isso na prática!

    Você curte nosso blog? Então vote no Ensino Bilíngue como um dos melhores blogs de educação no Top Blog. Basta clicar no ícone da premiação, no topo da página do blog Ensino Bilíngue e confirmar sua votação.

    Abraços,
    Equipe blog Ensino Bilíngue.

    ResponderExcluir
  3. eu queria saber COMO se bilingue

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O Blog Ensino Bilíngue agradece o seu comentário. Para se tornar bilíngue é preciso dominar duas línguas. Existem escolas especializadas em ensino bilíngue onde são ensinadas a língua nativa e outra estrangeira. Sugerimos que acesse www.maplebear.com.br e saiba mais sobre uma das escolas mais bem conceituadas do segmento.

      Excluir

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!