5 de jul de 2012

Metodologia canadense com tempero brasileiro

Como já foi explicado em outros posts, a Maple Bear Canadian School tem como base a metodologia canadense de ensino, que segue os princípios da educação holística – em que o ensino está voltado para o desenvolvimento da criança como um todo, envolvendo não apenas a parte intelectual, mas também emocional, física e social. 

Também já contamos que o ensino canadense é considerado um dos melhores do mundo. Mas como será que a metodologia e o conteúdo canadenses são adaptados para as escolas brasileiras?

Cintia Sant'Anna, coordenadora acadêmica da Maple Bear, conta que materiais didáticos para disciplinas como ciências e matemática, lecionadas em inglês no primeiro ciclo do ensino fundamental, não precisam passar por nenhuma adaptação. Segundo a coordenadora, foi feito um estudo do currículo do 1º ao 5º ano e constatado que o material canadense cobre as exigências do ensino brasileiro, estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). 

Já em disciplinas como English Language Arts (Língua Inglesa) e Língua Portuguesa, que envolvem linguagem, as escolas utilizam grande variedade de literatura e diferentes gêneros, seguindo a metodologia utilizada pelos canadenses, ou seja, as mesmas estratégias de ensino baseadas na visão holística. “A Maple Bear fez estudos e analisou que as estratégias utilizadas no Canadá respeitam a individualidade dos alunos, oferecendo estímulos adequados ao desenvolvimento de suas habilidades e competências, o que funciona tanto no ensino de inglês como de português”, afirma Cintia.

Matérias como história e geografia, por conta de seu conteúdo, não têm base no ensino canadense e são ministradas seguindo o currículo nacional. 

Vale lembrar que nas escolas Maple Bear, as crianças passam por uma imersão total da língua inglesa desde os dois anos de idade, fazendo com que cresçam em contato não só com o idioma, mas também com aspectos culturais e comportamentais do Canadá. Hoje, já são mais de 30 escolas certificadas no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro internauta,

Os comentários aqui postados são moderados a critério do site, não sendo permitido posts com difamação, incitação à violência, preconceito e nem divulgação de links para conteúdo inapropriado.

Obrigado!